Para emitir cobranças bancárias através do sistema MikWeb utilizando sua conta do banco Santander, você primeiramente precisa ter sua conta liberada para realizar emissão de cobranças.
Caso sua conta ainda não tenha essa permissão, você deverá se dirigir a sua agência bancária e solicitar a liberação.
O tipo de conta que você deverá ter, corrente, poupança, jurídica ou física, para poder utilizar esse recurso do banco, será definido pelo próprio banco.
Tendo em vista também que o único requisito que o sistema MikWeb terá para poder trabalhar utilizando o banco é, que sua conta esteja configurada para trabalhar com o CNAB 400. Caso você esteja trabalhando com outro CNAB atualmente, faça a alteração entrando em contato com seu gerente do banco.
Passo 1 - Para configurar a conta bancária no sistema navegue até o menu Sistema > Contas Bancária
Em seguida clique sobre o botão Nova Conta Bancária.
Passo 2 - Após clicar sobre o botão Nova Conta Bancária, selecione o banco desejado.
Após isso será aberto o formulário de cadastro da conta bancária.
Passo 3 - Preencha os campos com as seguintes informações abaixo:
Nome da Conta - Nesse campo o sr. irá definir um nome para sua conta cadastrada no sistema:
Ex: Conta Santander
Nome do Beneficiário - Nesse campo será preenchido o nome do titular da conta.
Documento do Beneficiário - Nesse campo você deverá preencher o CPF/CNPJ do titular da conta.
Se for uma conta jurídica preencha o CNPJ, se for uma conta pessoa física preencha o CPF.
Endereço do Beneficiário - Nesse campo o endereço do titular da conta deverá ser preenchido. (Essa informação é necessário por conta do layout do boleto definidos pelo banco).
Carteira - Nesse campo será preenchido o número da sua carteira bancária. (Caso você não tenha essa informação solicite ao seu gerente do banco).
Código da Carteira - Nesse campo será preenchido o número do código da sua carteira bancária. (Caso você não tenha essa informação solicite ao seu gerente do banco).
Código de Transmissão CNAB 400 - Nesse campo será preenchido a informação do seu código de transmissão do CNAB. (Essa informação normalmente o banco lhe envia por Email, mas caso o sr. não tenha essa informação, basta solicitar para seu gerente do banco).
Agência - Nesse campo será preenchido o número da sua agência bancária
Dígito da Agência - Nesse campo será preenchido o digito da agência. (Caso a agência não tenha digito, o campo deverá ser preenchido com um "0").
Conta Corrente - Nesse campo preenchida o número da sua conta.
Dígito da Conta - Nesse campo será preenchido o digito da conta. (Caso a conta não tenha digito, o campo deverá ser preenchido com um "0").
Posto - Para utilização do banco do Santander esse campo não será preenchido.
Byte idt - Para utilização do banco do Santander esse campo não será preenchido.
Juros de Mora (%) - Defina nessa campo o valor em porcentagem do Juros que será cobrado para seus clientes diariamente.
Multa por Atraso (%) - Defina nesse campo o valor em porcentagem da multa que será cobrado para seus clientes.
Obs:
Por lei pode ser cobrado no máximo 1% de Juros ao mês (sendo em média 0,033% ao dia) e 2% de Multa por atraso.
Segue abaixo um link onde explica como os juros e multa podem ser aplicados. É interessante verificar para evitar qualquer transtorno com os clientes.
Instrução Linha.. - Nas linhas de instruções você poderá definir as instruções que são impressas no corpo do boleto. (Preencha no mínimo quanto você está cobrando de Juros e Multa para que os clientes estejam cientes de que será cobrado).
Nº do Próximo Boleto - Nesse campo você irá definir a partir de qual número a sequência dos boletos começarão a ser definidos. (Caso sua conta bancária seja recente e você ainda não tenha emito nenhum boleto nela, pode deixar a contagem a partir de "1'. Mas se já houve emissão de boletos através de outro sistema, entre em contato com o suporte do banco e solicite a informação do número do último boleto enviado para o banco, então no MikWeb você irá definir o próximo número.
Por Exemplo, se o último boleto enviado para o banco foi o de número 1000, no MikWeb você irá definir 1001).
Formato boleto - Nesse campo é interessante que deixa por padrão a opção PDF.
Nº da Próxima Remessa - Nesse campo você irá definir a partir de qual número a sequência das remessas começarão a ser definidos. (Caso sua conta bancária seja recente e você ainda não tenha emito nenhuma remessa nela, pode deixar a contagem a partir de "1'. Mas se já houve emissão de remessas através de outro sistema, entre em contato com o suporte do banco e solicite a informação do número da última remessa enviado para o banco, então no MikWeb você irá definir o próximo número.
Por Exemplo, se a último remessa enviada para o banco foi o de número 20, no MikWeb você irá definir 21).
Ativa? - Marque o check box do último campo.
Passo 4 - Preenchendo os campos para cadastro da conta no sistema, navegue até o menu Sistema > Configurações.
Acessando o menu navegue até a aba Cobranças e no campo Escolha uma forma de pagamento selecione a opção Boleto Bancário Registrado.
Importante!!
Feito isso seu sistema já estará configurado para emitir boletos bancários registrados, porém, antes de começar a emitir boletos para seus clientes, sua conta deverá passar por um teste de homologação.
Esse teste irá servir para verificamos se os valores pagas serão creditados em sua conta e evitarmos qualquer problema futuro.
O teste de homologação será feito simulando o processo de uma cobrança já em produção.
Primeiro deverá ser emitido um boleto com o valor baixo, entre R$ 5,00 e R$ 10,00.
Depois será emitida uma remessa referente ao boleto que foi gerado e a remessa será enviada para o banco.
Após a cobrança ser registrada no banco, o boleto gerado deverá ser pago e após o prazo de até 32 horas se o valor for creditado em sua conta, a homologação estará completa e você poderá dar inicio a emissão das cobranças dos seus clientes.
Veja como emitir os boletos e remessas através dos links abaixo
Rev - 15/11/2018