Antes de iniciarmos as configurações de integração da sua conta Sicoob com a MikWeb, aqui vão algumas orientações:
1ª Para utilizar essa integração é necessário ter uma conta Sicoob com permissão para emissão de boletos. Se não tiver certeza que a sua conta Sicoob pode emitir boletos, entre em contato com seu gerente do banco para mais informações.
2ª O MikWeb vai emitir o Boleto Sicoob com o Pix QRCode, então, antes de iniciar a configuração de integração entre em contato com seu gerente e certifique de que a sua conta está configurada para emitir boletos com Pix. Caso não esteja, solicite que essa função seja habilitada na conta e siga a risca todas as orientações do gerente, para evitar futuros erros na emissão dos boletos.
3ª Tenha o APP Sicoob instalado no seu Smartphone e logado na conta Sicoob que será feita a integração.
Sabendo que sua conta Sicoob pode emitir boletos bancários com Pix, e já com o APP Sicoob instalado, vamos para o passo a passo da configuração de integração com MikWeb.
Passo 1 - Cadastre-se no Portal de Desenvolvedores do Sicoob.
https://developers.sicoob.com.br/#!/cadastro
Obs: Se você já tem o cadastro, não precisa fazer um novo. A mesma conta poderá ser usada para essa integração. Se você já tem a conta de Desenvolvedor no Sicoob, pule para o Passo 4
Passo 2 - O cadastro pode ser feito tanto como pessoa Jurídica como pessoa Física.
Preencha os dados corretamente e lembre-se de utilizar um endereço de Email válido, que você tenha acesso, pois será necessário validar sua conta logo após o cadastro.
Passo 3 - Após a criação e validação da conta você pode clicar no botão Entrar e acessar a conta.
Passo 4 - Já com o acesso ao Portal do Desenvolvedor você vai clicar no botão Gerar Aplicativo
Ao clicar no botão Gerar Aplicativo o banco vai exibir uma mensagem, informando que você precisa ser um cooperado para criar aplicativos no portal do Desenvolver e vai te direcionar para uma segunda tela, onde você vai precisar autenticar com seus dados do Internet Banking.
Você vai preencher os dados e clicar no botão Entrar.
Após autenticar na tela do Internet Banking você vai voltar e para o Menu de criação de Aplicativos que vimos no inicio do Passo 4.
Passo 5 - Você vai clicar no botão Cadastrar Novo Aplicativo e o banco vai te direcionar para outra página para criação do Aplicativo.
Em Informações você vai informar o Nome do Aplicativo e uma Descrição do Aplicativo.
Os campos Conta Corrente e Nome do Cooperado serão preenchidos automaticamente.
Ex:
Nome do Aplicativo: MikWeb
Descrição: Aplicativo Destinado para Emissão de Cobranças Através da MikWeb.
Em Segurança você vai marcar a opção Sim no campo A integração será por uma empresa parceira?
E em seguida vai selecionar opção MikWeb no campo Empresa parceira.
Em APIs você só precisa selecionar as opções Cobrança Bancária V3 e Conta Corrente, como indicado na imagem.
Em Confirmação você vai conferir se os campos preenchidos de acordo e se os Webhooks foram gerados no campo de Escopos.
Se o campo Escopo aparecer vazio, entre em contato com o nosso Suporte.
Por fim, clique no botão Criar Aplicativo para concluir a criação.
Passo 6 - Na Conclusão da criação da API você vai reparar que ele vai aparecer como Pendente.
Para remover essa Pendência você vai precisar acessar o APP do Sicoob no seu Smartphone
Já no APP você vai acessar o menu Transações Pendentes
O banco vai listar todas as transações pendentes na sua conta. No caso da aplicação para integração, vai aparecer com o nome Autorização para utilização de APIs.
Você vai selecionar o pedido de Autorização, vai preencher a senha do APP e depois clicar em Assinar.
Após autorizar o Aplicativo deve levar entre 5 a 10 minutos para ele sair de Pendente para Ativo.
Passo 7 - Com o Aplicativo Ativo nós vamos começar a configurar o MikWeb para emissão das cobranças.
Primeiro copie o código do Client ID que é exibido no Aplicativo.
Acesso sua conta MikWeb e navegue até o menu Sistema > Contas de Pagamento e depois clique em Nova Conta de Pagamento.
Na Nova Conta de Pagamento, selecione a opção do Sicoob no campo Escolha forma de pagamento.
E cole o Client ID copiado no inicio do Passo 7 e cole no campo Client ID.
Preencha todos os campos com os dados da sua conta bancária. Caso tenha dúvida sobre alguma informação, você pode se orientar com o seu gerente do banco.
Ao final do cadastro, clique no botão Cadastrar
E navegue até o menu Sistema > Configurações : Cobranças
No campo Escolha forma de pagamento selecione a opção Conta de Pagamento e depois em Conta de Pagamento Padrão, selecione a conta Sicoob que foi cadastrada.
Para finalizar clique no botão Salvar Alterações .
Pronto! A partir de agora todas as cobranças emitidas serão através da sua conta do Sicoob.
Obs: Antes de começar a emitir as cobranças para seus clientes nós recomendamos que façam dois pagamentos de teste.
Um pagamento através do Código de Barras e outros através do PIX QRCode, para validar se os valores pagos serão creditados corretamente na sua conta.
Após validar o recebimento dos valores dos boletos de teste, você já pode começar a emitir cobranças para seus clientes.