Passar para o conteúdo principal

Integração com o Sicoob API

Nesse artigo você vai aprender a integração com sua MikWeb com sua Conta Bancária do Sicoob para emissão de cobranças.

Luan Fernandes avatar
Escrito por Luan Fernandes
Atualizado essa semana


Antes de iniciarmos as configurações de integração da sua conta Sicoob com a MikWeb, aqui vão algumas orientações:

1ª Para utilizar essa integração é necessário ter uma conta Sicoob com permissão para emissão de boletos. Se não tiver certeza que a sua conta Sicoob pode emitir boletos, entre em contato com seu gerente do banco para mais informações.

2ª O MikWeb vai emitir o Boleto Sicoob com o Pix QRCode, então, antes de iniciar a configuração de integração entre em contato com seu gerente e certifique de que a sua conta está configurada para emitir boletos com Pix. Caso não esteja, solicite que essa função seja habilitada na conta e siga a risca todas as orientações do gerente, para evitar futuros erros na emissão dos boletos.

3ª Tenha o APP Sicoob instalado no seu Smartphone e logado na conta Sicoob que será feita a integração.

Sabendo que sua conta Sicoob pode emitir boletos bancários com Pix, e já com o APP Sicoob instalado, vamos para o passo a passo da configuração de integração com MikWeb.

Passo 1 - Cadastre-se no Portal de Desenvolvedores do Sicoob.

https://developers.sicoob.com.br/#!/cadastro

Obs: Se você já tem o cadastro, não precisa fazer um novo. A mesma conta poderá ser usada para essa integração. Se você já tem a conta de Desenvolvedor no Sicoob, pule para o Passo 4

Passo 2 - O cadastro pode ser feito tanto como pessoa Jurídica como pessoa Física.

Preencha os dados corretamente e lembre-se de utilizar um endereço de Email válido, que você tenha acesso, pois será necessário validar sua conta logo após o cadastro.

Passo 3 - Após a criação e validação da conta você pode clicar no botão Entrar e acessar a conta.

Passo 4 - Já com o acesso ao Portal do Desenvolvedor você vai clicar no botão Gerar Aplicativo

Ao clicar no botão Gerar Aplicativo o banco vai exibir uma mensagem, informando que você precisa ser um cooperado para criar aplicativos no portal do Desenvolver e vai te direcionar para uma segunda tela, onde você vai precisar autenticar com seus dados do Internet Banking.

Você vai preencher os dados e clicar no botão Entrar.

Após autenticar na tela do Internet Banking você vai voltar e para o Menu de criação de Aplicativos que vimos no inicio do Passo 4.


Passo 5 - Você vai clicar no botão Cadastrar Novo Aplicativo e o banco vai te direcionar para outra página para criação do Aplicativo.

Em Informações você vai informar o Nome do Aplicativo e uma Descrição do Aplicativo.

Os campos Conta Corrente e Nome do Cooperado serão preenchidos automaticamente.

Ex:
Nome do Aplicativo: MikWeb
Descrição: Aplicativo Destinado para Emissão de Cobranças Através da MikWeb.


Em Segurança você vai marcar a opção Sim no campo A integração será por uma empresa parceira?

E em seguida vai selecionar opção MikWeb no campo Empresa parceira.

Em APIs você só precisa selecionar as opções Cobrança Bancária V3 e Conta Corrente, como indicado na imagem.

Em Confirmação você vai conferir se os campos preenchidos de acordo e se os Webhooks foram gerados no campo de Escopos.

Se o campo Escopo aparecer vazio, entre em contato com o nosso Suporte.

Por fim, clique no botão Criar Aplicativo para concluir a criação.

Passo 6 - Na Conclusão da criação da API você vai reparar que ele vai aparecer como Pendente.



Para remover essa Pendência você vai precisar acessar o APP do Sicoob no seu Smartphone


Já no APP você vai acessar o menu Transações Pendentes

O banco vai listar todas as transações pendentes na sua conta. No caso da aplicação para integração, vai aparecer com o nome Autorização para utilização de APIs.


Você vai selecionar o pedido de Autorização, vai preencher a senha do APP e depois clicar em Assinar.

Após autorizar o Aplicativo deve levar entre 5 a 10 minutos para ele sair de Pendente para Ativo.

Passo 7 - Com o Aplicativo Ativo nós vamos começar a configurar o MikWeb para emissão das cobranças.

Primeiro copie o código do Client ID que é exibido no Aplicativo.

Acesso sua conta MikWeb e navegue até o menu Sistema > Contas de Pagamento e depois clique em Nova Conta de Pagamento.

Na Nova Conta de Pagamento, selecione a opção do Sicoob no campo Escolha forma de pagamento.

E cole o Client ID copiado no inicio do Passo 7 e cole no campo Client ID.

Preencha todos os campos com os dados da sua conta bancária. Caso tenha dúvida sobre alguma informação, você pode se orientar com o seu gerente do banco.

Ao final do cadastro, clique no botão Cadastrar

E navegue até o menu Sistema > Configurações : Cobranças

No campo Escolha forma de pagamento selecione a opção Conta de Pagamento e depois em Conta de Pagamento Padrão, selecione a conta Sicoob que foi cadastrada.


Para finalizar clique no botão Salvar Alterações .

Pronto! A partir de agora todas as cobranças emitidas serão através da sua conta do Sicoob.

Obs: Antes de começar a emitir as cobranças para seus clientes nós recomendamos que façam dois pagamentos de teste.
Um pagamento através do Código de Barras e outros através do PIX QRCode, para validar se os valores pagos serão creditados corretamente na sua conta.

Após validar o recebimento dos valores dos boletos de teste, você já pode começar a emitir cobranças para seus clientes.

Respondeu à sua pergunta?