Integração com GerenciaNet (Nova API)

MikWeb v2.0 Veja nesse artigo como Integrar o GerenciaNet ao MikWeb com a nova API

Luan Fernandes avatar
Escrito por Luan Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Esse recurso está disponível apenas na versão 2.0 do MikWeb. Ainda não conhece o MikWeb v2.0? Clique aqui.

Passo 1 - Acesse sua conta do GerenciaNet em uma guia diferente do seu navegador

https://login.sejaefi.com.br/

Passo 2 - Ao acessar sua conta do Gerencianet, navegue até o menu API

  • Em seguida, Clique em Criar aplicação.

Passo 3 - Em Nova Aplicação defina um nome da aplicação para poder identificar a integração. De preferência insira o nome MikWeb, para identificar que a integração está vinculada ao MikWeb

  • Em seguida clique no botão Continuar →

Passo 4 - Nesta tela, selecione API de Emissão e marque a opção Emissão de Cobranças. Em seguida clique no botão Continuar

  • Acesse a aplicação que foi criada e na aba Produção você irá copiar o Client ID e Client Secret para inserir ambas no MikWeb

Passo 5 - Acesso o sua conta MikWeb e navegue até o menu Sistema > Contas de Pagamento

Em seguida clique sobre o botão Nova Conta de Pagamento

Passo 6 - Cadastre sua Conta de Pagamento

1ª Defina o Nome da Conta

2ª Selecione a opção GerenciaNet (Nova API)

3ª Nos campos Cliente ID e Cliente Secret insira as informações geradas na sua aplicação do GerenciaNet (Vimos no Passo 4)


4ª Mantenha o campo Ativa? selecionado, conforme mostra a imagem


Por fim, basta clicar sobre o botão Cadastrar




Obs: Os campos de Juros, Multa e Desconto, além dos campos Demonstrativo, são OPCIONAIS. Só serão preenchidos caso o provedor queira cobrar juros e multa, ou fornecer algum desconto para o cliente.

Se esses campos forem preenchidos, todos os clientes utilizarão essa configuração. Não será possível definir a configuração de desconto para um cliente em específico, por exemplo.

Passo 7 - Acesse o menu Sistema > Configurações

E em seguida acesse a aba Cobranças

Passo 8 - No campo Escolha forma de pagamento selecione a opção Conta de Pagamento (Novo)

E no campo Conta de Pagamento padrão selecione a conta que você configurou no MikWeb

Por fim clique no botão Salvar Alterações para salvar as configurações definidas

Pronto! Agora às próximas cobranças serão emitidas pela nova integração com o GerenciaNet.

Obs: Caso você já seja um usuário do GerenciaNet e queira utilizar a nova integração, não precisa se preocupar com as cobranças emitidas pela integração antiga, elas continuarão sendo confirmadas normalmente no MikWeb.

Obs 2: Caso você esteja utilizando a nova integração com o GerenciaNet, as cobranças antigas não passarão a utilizar as novas configurações. Caso queria aplicar Desconto até o Vencimento nas cobranças, novos boletos e carnês devem ser emitidos através da nova integração.

Obs 3: A nova integração é um recurso disponível apenas na versão 2 do MikWeb, então, caso passe a utilizar a nova integração, seu acesso a versão 1 será revogado.

Respondeu à sua pergunta?