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Como Criar Modelos de Mensagens no MikWeb
Como Criar Modelos de Mensagens no MikWeb

MikWeb v2.0 Veja nesse artigo como criar modelos de mensagem prontas

Luan Fernandes avatar
Escrito por Luan Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Esse recurso está disponível apenas para contratantes do Módulo de Atendimento.

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Passo 1 - Acesso o menu Atendimento > Modelos de Mensagem e clique no botão Novo.

Passo 2 - Ao clicar no botão Novo vai abrir um formulário que deverá ser preenchido com as seguintes informações:

Nome - Deve informar o Nome de identificação do Modelo.

Descrição - Deve informar o que esse modelo faz, por exemplo Manda Bom dia para o cliente.

Tipo - No tipo você vai informar em que situação essa mensagem será usada. O sistema vai dar duas opções, Resposta Salva ou Iniciar Conversa.

Se selecionar Reposta Salva, essa mensagem poderá ser utilizada durante a conversa com um cliente.
Se selecionar Iniciar Conversa, essa mensagem só poderá ser utilizada quando seu atendente for Iniciar a Conversa com seu cliente ou no caso da Conversa estar fechada e quiser reabrir a conversa com um modelo de mensagem pronta.

Conteúdo - No campo Contúdo você vai escrever a mensagem que será enviado para seu cliente. Essa mensagem pode ser de qualquer tipo, como uma mensagem de Bom dia, de encerramento de contato ou de perguntas frequentes que seus clientes realizam e já tem uma resposta padrão para essa pergunta.

Repare que a cima do campo Contúdo existe um campo chamado Variáveis, essas variáveis são utilizadas para complementar a mensagem de forma dinâmica, ou seja, se você quiser escrever uma mensagem que utilize dados pessoais da cliente, como o próprio nome, não precisa deixar uma mensagem pronta para cada cliente, basta utiliza a variável de Cliente | Nome que pra cada cliente que você mandar aquela mensagem o sistema vai buscar o nome direto no cadastro dele.


Após preecher todos os campos, cliente no botão Cadastrar para salvar o Modelo de Mensagem.


Passo 3 - Com a mensagem pronta você poderá enviar a mensagem para seu cliente através do menu Atendimento > Caixa de Entrada

Lembrando que existe dois tipos de mensagem, Resposta Salva e Iniciar Conversa. Vamos mostrar a seguir como mandar cada uma das mensagens.


Resposta Salva - Quando a mensagem for do tipo Resposta Salva ela só poderá ser utilizada em conversas Abertas, durante o atendimento do cliente.


Basta clicar sobre o botão Respostas Salvas na Caixa de Texto da conversa do cliente.

Ao clicar em Respostas Salvas o sistema vai exibir todos os Modelos de Mensagem do tipo Resposta Salva. Em seguida basta selecionar a mensagem que deseja enviar e clicar no botão Inserir e depois Enviar.

Iniciar Conversa - Quando a mensagem for do tipo Iniciar Conversa ela só poderá ser utilizada em conversas Fechadas ou qundo for iniciar uma Nova Conversa com o cliente.

Para iniciar uma conversa com o cliente você vai acessar o menu Atendimento > Caixa de Entrada, clicar no botão Nova Conversa, selecionar o Modelo da Mensagem e Enviar para o Cliente.

Você pode também utilizar atalhos dos Modelos de Mensagens com hashtag #

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