⚠️ Esse recurso está disponível apenas na versão 2.0 do MikWeb. Ainda não conhece o MikWeb v2.0? Clique aqui.
Passo 1: Acesse o Menu Cadastro > Modelos de Contratos
⚠️ Obs..: No menu Modelos de Contrato é onde o provedor irá cadastrar ou anexar os contratos para serem utilizados com os clientes. É possível ter mais de um contrato cadastrado para poder utilizar em diferentes cenários.
Passo 2 - Clique no botão Novo no menu Modelos de Contrato
Passo 3 - Preencha as informações do Contrato
Passo 3.1 - Selecione o tipo de Contrato (Editável ou Anexo)
O Contrato é o campo dedicado para criação do modelo contrato, que pode ou não conter variáveis de acordo com o cliente final.
Na aba Contrato também é possível trabalhar com contrato em anexo, quando não existe variáveis referente aos dados dos clientes.
O Termo de Adesão é o campo dedicado para criação do documento que acompanha o Contrato. Quando o contrato é utilizado de forma padronizada entre seus clientes, o termo de adesão levará informações referentes ao serviço ou produto que o cliente final está aderindo.
O Termo de Adesão contém variáveis como, planos, valores, nome completo dos clientes e etc..
Dica..: É importante que o contrato e o termo de adesão tenham um acompanhamento jurídico.
Passo 4 - Utilize as variáveis do sistema
⚠️ Obs: As variáveis do sistema são exibidas ao clicar sobre o botão Variáveis do Sistema
É importante saber que as variáveis são separadas pelos módulos, Cliente, Provedor e Plano.
As variáveis do módulo Cliente vão trazer informações do cadastro dos seus clientes. Do módulo Provedor, vão trazer as informações do seu cadastro como provedor no MikWeb. E as variáveis do módulo Plano, vão trazer as informações do plano do seu cliente.
As variáveis são ativadas quando o contrato ou termo de adesão é impresso. Elas são utilizadas para que o sistema consulte a informação conforme cadastro do cliente, como mostra exemplo abaixo.
Ex: Modelo de Contrato com variáveis do sistema
Ex: Modelo de Contrato Impresso
Passo 6 - Definir contrato padrão nas Configurações Gerais
Após cadastrar o Modelo de Contrato que será utilizado com seus clientes, clique sobre o botão Configurações.
Você será direcionado para o menu de configurações do sistema.
No campo Modelo de Contrato Padrão, selecione o Modelo de Contrato que será utilizado com seus clientes.
Ainda nas configurações você pode definir se o Contrato e o Termo de Adesão estarão disponíveis para impressão através da Central do Cliente.
É possível definir isso nos campos Tornar o Contrato visível na Central do Cliente? e Tornar o Termo de Adesão visível na Central do Cliente?
Se alguma dessas opções estiver marcada como Sim, na Central do Cliente será exibido o menu Documentos onde o Contrato e o Termo de adesão estarão disponíveis para impressão.
E em seguida clique sobre o botão Salvar Alterações, para aplicar como padrão o Modelo de Contrato selecionado.
⚠️ Obs: Ao definir o Modelo de Contrato dentro das configurações globais será padrão para todos os clientes esse Modelo de Contrato padrão.
Também será possível definir Modelo de Contrato personalizado para cada cliente ou contrato, veja nos itens abaixo 8 e 8.1 como adicionar Modelos de Contrato personalizados para cada cliente ou contrato.
Passo 8 - Definir Modelo de Contrato no Cliente (Com Contrato)
1 - Acesse o menu Listagem de clientes
2 - Acesse o Cadastro do cliente
3 - Acesse o Contrato do cliente
4 - Edite o contrato do cliente
5 - Defina o Modelo do contrato
Passo 8.1 - Definir Modelo de Contrato no Cliente (sem Contrato)
Para definir o Modelo de Contrato direto no cadastro do cliente basta navegar até o menu Clientes > Todos e clicar sobre o botão Editar do cadastro do seu cliente cliente.
Quando o formulário do cadastro do cliente aparecer, busque pelo campo Modelo de Contrato e selecione o Modelo de Contrato que deseja.
Clique sobre o botão Atualizar do cadastro do cliente para salvar o Modelo de Contrato definido.
Pronto. Seguindo esses passo o contrato e o termo de adesão poderão ser impressos através do cadastro do cliente, clicando sobre o botão de impressão do cadastro do cliente e selecionando a opção desejada imprimir
Não é cliente MikWeb?
👇 Solicitar proposta 👇
Já é cliente MikWeb?
👇 Precisa de suporte 👇
Revisado - 01/01/2024