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Como Utilizar o Novo Controle Financeiro do MikWeb
Como Utilizar o Novo Controle Financeiro do MikWeb

O MikWeb recebeu atualizações importantes no seu gerenciamento financeiro.

Celso Domingues avatar
Escrito por Celso Domingues
Atualizado há mais de 4 meses

Como Utilizar o Novo Controle Financeiro do MikWeb

1. Introdução

Este guia irá orientá-lo passo a passo sobre como utilizar essas novas funcionalidades que foram incluídas no menu Financeiro do MikWeb.
Este guia fornecerá o conhecimento necessário para a leitura correta dos fluxos financeiros da empresa para uma leitura rápida e objetiva.

2. Novos Itens no Menu Principal

No menu principal, agora estão disponíveis os seguintes itens:

Movimentações: Um extrato geral de todas as movimentações, podendo ser transferências entre contas bancária, despesas e receitas recorrentes lançadas.

Receitas: Lista lançamento de receitas, com status a receber e recebida, e saldo do período, podendo cadastrar receitas manualmente com parcela única ou recorrente.

Despesas: Lista lançamento de despesas, com status a pendentes e pagas, e total do período, podendo cadastrar despesas manualmente com parcela única ou recorrente.

Relatório Diário: Lista fluxo diário sobre entradas, saída e saldo do dia.

Relatório Mensal: Lista movimentação anual, podendo filtrar por conta, Categorias de receitas e despesas detalhado, filtro avançado de previsão orçamentaria (previsto e realizado).

Relatório DRE Gerencial:Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.

3. Configuração Inicial

⚠️ Para começar a utilizar o módulo financeiro é necessário que seja configurado devidamente:

3.1. Cadastro de Contas Financeiras

  • Cadastre uma ou mais contas financeiras.

  • O sistema já possui uma conta padrão cadastrada.

  • Podem ser cadastradas contas de pessoa física ou jurídica, e elas podem ser dos seguintes tipos:

    • Conta corrente: Conta bancária para o aporte do fluxo financeiro.

    • Conta caixinha: Conta sem envio bancário para pequenas despesas operacionais.

CONTAS FINANCEIRAS

Conta onde são depositados os valores recebidos das operações de cobrança, geralmente uma conta bancária ou o caixinha da empresa.

Imagine você precise de gerenciar 5 contas, sendo 3 contas de bancos diferentes e ter 2 pontos de recebimentos.

  • Banco A

  • Banco B

  • Banco C

  • Caixa Loja A

  • Caixa Loja B

Agora pense em fazer a analise e conciliação manual dessas 5 contas individualmente.

Cadastrando todas essas contas na MikWeb você poderá fazer as conciliações e ter uma visão 360º sobre o balanço patrimonial da sua empresa.


3.2. Habilitar Lançamento Automático

  • Habilite a opção "Habilitar lançamento automático de Receitas ao criar a cobrança".

    • Nota: Esta opção já vem habilitada por padrão.

  • Para cada cobrança geradas após a configuração acima seja (carnês ou boletos) será incluindo automaticamente uma movimentação "registro" de uma receita a receber, que estará vinculada a uma Conta Padrão. Esses lançamentos poderão ser acompanhados dentro dos menus (Movimentações e Receitas).

4. Uso das Categorias Financeiras

Categorias: O Segredo para uma Organização Eficiente

Para fazer um bom Plano de Contas é necessário mapear todas as despesas e Receitas e entender a qual categoria ela pertence, buscar ajudar de um especialista contábil é uma ótima maneira de ter um excelente plano de contas, cada gestor seguirá as definições as quais categorias, sub categorias pertencem.

O motivo de usar categorias e subcategorias é para reunir informações em relatórios, o que facilita a identificação de custos e receitas. Por exemplo, imagine uma categoria principal chamada "Veículo 1". Os gastos relacionados a esse item seriam agrupados nessa categoria principal, e então subdivididos em categorias secundárias, como combustível, pneus, revisão, manutenção, entre outros.

Assim, no relatório, haveria uma categoria específica com o nome desse veículo, que funcionaria como um centro de custo. Essa categoria poderia ser expandida para mostrar os valores de cada subcategoria separadamente.

Essa prática é importante porque permite identificar detalhadamente quais são os maiores gastos e receitas, auxiliando na análise financeira.

4.1. Cadastro de Categorias

  • Cadastre cada categoria e subcategoria financeira.

  • O MikWeb já fornece um conjunto básico de receitas e despesas para facilitar o início.

Abaixo um exemplo de novas categorias de receitas sob serviços que foram adicionados:

  • 3.01 Receitas de Vendas e de Serviços (Categoria Pai)

    • Alocação de Endereços IPs (Categoria filhas de Pai)

      • Locação de Fibra apagada (Categoria filhas de Pai)

      • Receitas de Serviços (Categoria filhas de Pai)

      • Receitas de Vendas (Categoria filhas de Pai)

      • Serviços: Instalações (Categoria filhas de Pai)

4.2. Configuração das Categorias

  • Ao cadastrar uma categoria, defina se ela é uma categoria principal ou subcategoria.

  • Indique se os itens desta categoria estarão inseridos no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

  • Caso uma categoria seja usada como padrão para lançamento de cobranças
    (Sistema > Configurações > Financeiro), ela só pode ser apagada após ser substituída por outra. Ela poderá ser renomeada a qualquer momento.

4.3. Habilitando categoria para ser listada nos relatório Mensal e DRE

  • Indique se os itens desta categoria estarão inseridos no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Abaixo um exemplo de uma Receita que foi cadastrada com a categoria que será listada nos relatórios.

5. Relatórios Financeiros

5.1. Relatório Diário

  • Exibe todas as movimentações de receitas e despesas do dia.

  • Possibilita filtragem por conta e por dia.

  • Pode ser exportado para XLS e PDF.

5.2. Relatório Mensal

  • Descreve as categorias das movimentações com detalhes.

  • Permite ocultar o previsto e mostrar apenas o realizado.

  • Informações podem ser filtradas por conta e exercício (ano).

  • Exportação disponível em PDF e XLS.

5.3. Previsto e Realizado

  • Facilita o acompanhamento da saúde financeira da empresa.

  • Permite comparação entre projeção financeira (previsto) e o que foi efetivamente recebido (realizado).

Um exemplo simples de previsto e realizado

Se todos os clientes pagarem na data de vencimento, esperamos ter R$ 1.000,00 no caixa. No entanto, se alguns clientes não pagarem na data acordada e o caixa ficar com R$ 900,00, isso significa que há um saldo a receber de R$ 100,00.

Esse valor de R$ 100,00 é contabilizado para o mês como valor a receber, já que os clientes ainda devem esse montante. Em outras palavras, esse é o valor que esperamos receber no mês, porque não foi pago na data de vencimento atual.
Assim o previsto foi R$ 1000,00 mas realizamos R$ 900,00 seja para receitas ou despesas lançada que foram pagas e estão pendentes de pagamentos.

5.4. DRE Gerencial

  • Fornece um resumo anual das operações nas categorias de receitas e despesas.

  • Segue os padrões contábeis de um DRE.

  • Ajuda a identificar crescimento, estagnação ou declínio da empresa.

  • Importância de um plano de contas bem elaborado para acompanhamento detalhado mês a mês.

6. Lançamentos diretos pela tela de movimentação

Para facilitar os lançamentos manuais e recorrentes a tela de movimentação é uma ferramenta indispensável pela sua facilidade operacional. Por ela você pode lançar diretamente receitas, despesas, categorias e subcategorias, movimentar valores entre contas e filtrar pendências e contas pagas em um único lugar.


7. Conclusão

Com essas novas funcionalidades e configurações, o MikWeb proporciona um controle financeiro mais robusto e flexível, permitindo que cada empresa adapte o sistema às suas necessidades específicas e mantenha um acompanhamento detalhado e preciso de suas finanças.

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Revisado - 01/01/2024

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