Como Utilizar o Novo Controle Financeiro do MikWeb
1. Introdução
Este guia irá orientá-lo passo a passo sobre como utilizar essas novas funcionalidades que foram incluídas no menu Financeiro do MikWeb.
Este guia fornecerá o conhecimento necessário para a leitura correta dos fluxos financeiros da empresa para uma leitura rápida e objetiva.
Veja mais sobre as nomenclaturas financeiras
2. Novos Itens no Menu Principal
No menu principal, agora estão disponíveis os seguintes itens:
Movimentações: Um extrato geral de todas as movimentações, podendo ser transferências entre contas bancária, despesas e receitas recorrentes lançadas.
Receitas: Lista lançamento de receitas, com status a receber e recebida, e saldo do período, podendo cadastrar receitas manualmente com parcela única ou recorrente.
Despesas: Lista lançamento de despesas, com status a pendentes e pagas, e total do período, podendo cadastrar despesas manualmente com parcela única ou recorrente.
Relatório Diário: Lista fluxo diário sobre entradas, saída e saldo do dia.
Relatório Mensal: Lista movimentação anual, podendo filtrar por conta, Categorias de receitas e despesas detalhado, filtro avançado de previsão orçamentaria (previsto e realizado).
Relatório DRE Gerencial:Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.
3. Configuração Inicial
⚠️ Para começar a utilizar o módulo financeiro é necessário que seja configurado devidamente:
3.1. Cadastro de Contas Financeiras
Navegue até Sistema > Contas Financeiras.
Cadastre uma ou mais contas financeiras.
O sistema já possui uma conta padrão cadastrada.
Podem ser cadastradas contas de pessoa física ou jurídica, e elas podem ser dos seguintes tipos:
Conta corrente: Conta bancária para o aporte do fluxo financeiro.
Conta caixinha: Conta sem envio bancário para pequenas despesas operacionais.
CONTAS FINANCEIRAS
Conta onde são depositados os valores recebidos das operações de cobrança, geralmente uma conta bancária ou o caixinha da empresa.
Imagine você precise de gerenciar 5 contas, sendo 3 contas de bancos diferentes e ter 2 pontos de recebimentos.
Banco A
Banco B
Banco C
Caixa Loja A
Caixa Loja B
Agora pense em fazer a analise e conciliação manual dessas 5 contas individualmente.
Cadastrando todas essas contas na MikWeb você poderá fazer as conciliações e ter uma visão 360º sobre o balanço patrimonial da sua empresa.
3.2. Habilitar Lançamento Automático
Habilite a opção "Habilitar lançamento automático de Receitas ao criar a cobrança".
Nota: Esta opção já vem habilitada por padrão.
Para cada cobrança geradas após a configuração acima seja (carnês ou boletos) será incluindo automaticamente uma movimentação "registro" de uma receita a receber, que estará vinculada a uma Conta Padrão. Esses lançamentos poderão ser acompanhados dentro dos menus (Movimentações e Receitas).
4. Uso das Categorias Financeiras
Categorias: O Segredo para uma Organização Eficiente
Para fazer um bom Plano de Contas é necessário mapear todas as despesas e Receitas e entender a qual categoria ela pertence, buscar ajudar de um especialista contábil é uma ótima maneira de ter um excelente plano de contas, cada gestor seguirá as definições as quais categorias, sub categorias pertencem.
O motivo de usar categorias e subcategorias é para reunir informações em relatórios, o que facilita a identificação de custos e receitas. Por exemplo, imagine uma categoria principal chamada "Veículo 1". Os gastos relacionados a esse item seriam agrupados nessa categoria principal, e então subdivididos em categorias secundárias, como combustível, pneus, revisão, manutenção, entre outros.
Assim, no relatório, haveria uma categoria específica com o nome desse veículo, que funcionaria como um centro de custo. Essa categoria poderia ser expandida para mostrar os valores de cada subcategoria separadamente.
Essa prática é importante porque permite identificar detalhadamente quais são os maiores gastos e receitas, auxiliando na análise financeira.
4.1. Cadastro de Categorias
Clique em Cadastro > Categorias Financeiras.
Cadastre cada categoria e subcategoria financeira.
O MikWeb já fornece um conjunto básico de receitas e despesas para facilitar o início.
Abaixo um exemplo de novas categorias de receitas sob serviços que foram adicionados:
3.01 Receitas de Vendas e de Serviços (Categoria Pai)
Alocação de Endereços IPs (Categoria filhas de Pai)
Locação de Fibra apagada (Categoria filhas de Pai)
Receitas de Serviços (Categoria filhas de Pai)
Receitas de Vendas (Categoria filhas de Pai)
Serviços: Instalações (Categoria filhas de Pai)
4.2. Configuração das Categorias
Ao cadastrar uma categoria, defina se ela é uma categoria principal ou subcategoria.
Indique se os itens desta categoria estarão inseridos no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Caso uma categoria seja usada como padrão para lançamento de cobranças
(Sistema > Configurações > Financeiro), ela só pode ser apagada após ser substituída por outra. Ela poderá ser renomeada a qualquer momento.
4.3. Habilitando categoria para ser listada nos relatório Mensal e DRE
Clique em Cadastro > Categorias Financeiras
Indique se os itens desta categoria estarão inseridos no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Abaixo um exemplo de uma Receita que foi cadastrada com a categoria que será listada nos relatórios.
5. Relatórios Financeiros
5.1. Relatório Diário
Exibe todas as movimentações de receitas e despesas do dia.
Possibilita filtragem por conta e por dia.
Pode ser exportado para XLS e PDF.
5.2. Relatório Mensal
Descreve as categorias das movimentações com detalhes.
Permite ocultar o previsto e mostrar apenas o realizado.
Informações podem ser filtradas por conta e exercício (ano).
Exportação disponível em PDF e XLS.
5.3. Previsto e Realizado
Facilita o acompanhamento da saúde financeira da empresa.
Permite comparação entre projeção financeira (previsto) e o que foi efetivamente recebido (realizado).
Um exemplo simples de previsto e realizado
Se todos os clientes pagarem na data de vencimento, esperamos ter R$ 1.000,00 no caixa. No entanto, se alguns clientes não pagarem na data acordada e o caixa ficar com R$ 900,00, isso significa que há um saldo a receber de R$ 100,00.
Esse valor de R$ 100,00 é contabilizado para o mês como valor a receber, já que os clientes ainda devem esse montante. Em outras palavras, esse é o valor que esperamos receber no mês, porque não foi pago na data de vencimento atual.
Assim o previsto foi R$ 1000,00 mas realizamos R$ 900,00 seja para receitas ou despesas lançada que foram pagas e estão pendentes de pagamentos.
5.4. DRE Gerencial
Fornece um resumo anual das operações nas categorias de receitas e despesas.
Segue os padrões contábeis de um DRE.
Ajuda a identificar crescimento, estagnação ou declínio da empresa.
Importância de um plano de contas bem elaborado para acompanhamento detalhado mês a mês.
6. Lançamentos diretos pela tela de movimentação
Para facilitar os lançamentos manuais e recorrentes a tela de movimentação é uma ferramenta indispensável pela sua facilidade operacional. Por ela você pode lançar diretamente receitas, despesas, categorias e subcategorias, movimentar valores entre contas e filtrar pendências e contas pagas em um único lugar.
7. Conclusão
Com essas novas funcionalidades e configurações, o MikWeb proporciona um controle financeiro mais robusto e flexível, permitindo que cada empresa adapte o sistema às suas necessidades específicas e mantenha um acompanhamento detalhado e preciso de suas finanças.
Não é cliente MikWeb?
👇 Solicitar proposta 👇
Já é cliente MikWeb?
👇 Precisa de suporte 👇
Revisado - 01/01/2024